Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de 2024 - Texto - Rádio Globo
AO VIVO
Especial Publicitário

Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de 2024

Esta é a terceira vez que a agremiação de Niterói vence o Carnaval. A vermelho e branco já havia vencido em 1997 e 2020

Logo [nome do anunciante] Por Rádio Globo
Desfile da Viradouro no Carnaval 2024. Foto: Guito Moreto / Agência O Globo
Desfile da Viradouro no Carnaval 2024. Foto: Guito Moreto / Agência O Globo

A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de 2024. A escola de Niterói gabaritou a pontuação total do Grupo Especial. Esta é a terceira vez que a agremiação de Niterói vence o Carnaval. A vermelho e branco já havia vencido em 1997 e 2020. No ano passado, ficou na segunda colocação, atrás apenas da campeã Imperatriz Leopoldinense. 

A Viradouro foi a última escola a desfilar, já na manhã de terça-feira (13), e levantou a Marques de Sapucaí com o enredo ‘Arroboboi Dangbé’, que fala sobre a força da mulher negra e faz referência à serpente sagrada que engole a própria cauda para dar equilíbrio.

A escola de Barreto tirou nota 10 em todos os quesitos apurados (alegorias e adereços, bateria, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, enredo, harmonia, samba-enredo e fantasias.)

Depois da consagração do título, a festa aconteceu na quadra da agremiação e na própria Cidade do Samba, onde foi realizada a apuração dos votos pela primeira vez.

No início da apuração dos votos, o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, anunciou que a entidade acatou o pedido feito por outras agremiações (Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-flor) que solicitam punição à vermelho e branco por uma possível irregularidade na comissão de frente durante o desfile. A Liesa vai anunciar o resultado da análise até esta quinta-feira (15). Por mais que a escola seja punida, o título continuará com a Viradouro, já que a punição seria de 0,5 ponto, e a diferença para a segunda colocada, a Imperatriz, é de 0,7 ponto. 

A campeã voltará ao Sambódromo e terá a companhia da Imperatriz, Grande Rio, Salgueiro, Portela e Vila Isabel, no sábado (17) das Campeãs. Elas desfilarão na ordem inversa de suas colocações, com a dona do título de 2024 encerrando a noite de festa.

 

Rádio Globo
AO VIVO